Skip to content

Prólogo

Escrito por Heyk Pimenta

Aqui é a Futuro Público S. A., dona de algumas das cidades mais importantes do país desde que a onda das privatizações começou; junto com o esfriamento e enxugamento da esfera pública houve a diminuição dos setores que eram de responsabilidade do Estado.

Essa onda tomou força no Chile do início dos anos 1990 (se espalhando pelos outros países da América do Sul e logo em todo o mundo), cumprindo um neoliberalismo cego em relação à linha que dividiu países pobres de ricos durante toda a era moderna.

Ao lado da Futuro Público surgiram empreendimentos como a Bem Estar Brasileiro, Brasil do Futuro – pioneira –, Interesse Cidadão e outras empresas surgidas de associações de grupos políticos (pessoal da administração pública, empresários e lobistas). Elas se formaram e ascenderam com a advento da terceirização de setores e serviços públicos.

A princípio executaram tarefas pequenas como obras da construção civil e recolhimento de lixo, com contratos arbitrários – onde regalias financeiras e facilidades jurídicas indicariam a um leigo os interesses envolvidos. Agora elas se expandiram a ponto de terem substituído completamente prefeituras e fóruns locais, em casos como Curitiba, Ribeirão Preto e Manaus.

As ações decisórias dessas companhias são previstas e executadas com base em estudos internos, mesclados a pesquisas públicas periódicas (de confiabilidade razoável). Incluem-se, inclusive, as eleições hierárquicas da – como ficou conhecida – administração compartilhada.

Assim, dentro dessas companhias há grupos que se organizam por meio de afinidade e afetividade. Esses grupos tomaram caráter político, nublando fronteiras entre partido, clube e seita; são chamados pelos seus integrantes, e hoje pela imprensa, de bolos. O gosto público ainda não conhece os trâmites desses novos atores do cenário nacional.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: